segunda-feira, 6 de agosto de 2018


Instituto Nossa Senhora da Anunciação
Vocação dom de Deus
Em todo Brasil se celebra em agosto o mês vocacional. Cada domingo se celebra uma vocação. Sacerdotal, matrimônio, à vida religiosa vida Consagrada e vocação do Catequista. Durante o mês vocacional todo povo de Deus é convidado a rezar pelas vocações, sobre tudo refletir e despertar nos jovens o desejo de ser vocacionado do Senhor.
A palavra “vocação” significa “chamado”, o que denota uma ação de alguém que chama e alguém que é chamado. Toda vocação sempre é iniciativa de Deus. “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi” (Jo 15,16). O Senhor não só recruta como também capacita seu escolhido. “Não deverás temê-los, porque estarei contigo para livrar-te; Eis que coloco minhas palavras nos teus lábios” (Jr 1,8-9).
O vocacionado é, então, alguém escolhido por Deus, que porta um carisma, uma graça particular; é um agente do sobrenatural, aquele que traz em si algo específico para uma localidade e um tempo. Mas todos esses dons e a eficácia sobrenatural estarão submetidos à humanidade dessa pessoa, ou seja, aos seus traços e habilidades naturais e psicológicos. (cf. Rm 1,20). O dom sobrenatural supera a humanidade, mas o jeito, o temperamento, as habilidades naturais, o conhecimento e a inteligência da pessoa são as bases de suporte para sua missão.
Ser chamado por Deus é a maior felicidade que se pode oferecer a uma criatura neste mundo. Ser chamado por Deus revela ao ser humano o sentido de sua existência. Deus chama: inúmeros são os cristãos que procuram seu lugar, sua vocação. Inúmeros são aqueles que tendo, recebido o dom da fé, desejam fazer algo de sua vida, com Jesus e para ele.
Seguir Jesus é uma aventura apaixonante. Quando ele nos encontra no caminho, provoca uma reviravolta em nossa existência. Seu olhar amoroso nos cativa e seduz. Seu jeito de ser e agir nos faz sair da apatia e nos impulsiona a ações concretas. Sua firmeza, ternura e paixão pela vida e por Deus tocam o nosso coração e nos fascinam.
O chamado é uma iniciativa de Deus, nas suas palavras e ações e na historia pessoal que identificamos o carisma, o chamado e tudo o que comportará a missão. O convite de Jesus: ‘Vinde e ver’ (Jo 1,39) permanece ainda, é tarefa nossa de consagrados e consagradas propor corajosamente, pela palavra e pelo exemplo, o ideal de seguimento de Jesus Cristo. É necessário ter confiança no Cristo Jesus que continua chamando para o seguir, e abandonar-se ao Espírito Santo, autor e inspirador dos carismas da vida consagrada devemos elevar insistentemente suplicas ao Senhor da messe para que mande operários para a sua Igreja.
Por Regina Melo








Nenhum comentário:

Postar um comentário