Evangelho Comentado do dia

Evangelho do dia: 21 de outubro 2015
Evangelho (Lc 12,39-48)
Nosso corpo é instrumento da graça de Deus

Todo o nosso corpo deve estar a serviço da graça e quando lembramos do nosso corpo, todo ele é muito gracioso aos olhos de Deus: a língua, o olhar, os ouvidos, os braços, as pernas e tudo aquilo que está em nós
“Não ofereçais mais vossos membros ao pecado como armas de iniquidade.” (Romanos 6, 12)
A Palavra de Deus, que vem hoje ao nosso encontro, mostra-nos o nosso corpo como a verdadeira arma. Uma arma para o bem, que serve para levar tantas coisas boas, mas se o pecado reina em nosso corpo, este vira, na verdade, uma arma de iniquidade. É por isso que a Palavra está dizendo que o pecado não pode mais reinar em nosso corpo mortal, de modo que deixemo-nos seduzir e sermos conduzidos pelas paixões que, muitas vezes, tomam conta de nós.
Todo o nosso corpo deve estar a serviço da graça e quando lembramos do nosso corpo, todo ele é muito gracioso aos olhos de Deus: a língua, o olhar, os ouvidos, os braços, as pernas e tudo aquilo que está em nós.
Não podemos sujeitar o nosso corpo ao mal e à iniquidade, pelo contrário, precisamos deixar que aquela graça que recebemos em nosso batismo cresça em nós. A marca, a unção da santidade está em nós e em nosso corpo!
Se deixarmos a graça crescer, o nosso corpo estará a serviço do bem, da graça, mas se deixamos o pecado crescer em nosso corpo, a iniquidade toma conta de nós, os desejos tenebrosos crescem dentro de nós e tudo aquilo que depois nos leva a pecar, por isso ou por aquilo, se torna uma realidade muito dolorosa em nossas vidas.
Por isso, mais do que nunca, precisamos permitir que o nosso corpo seja instrumento da graça, da presença de Deus. Nossos gestos, nossas atitudes, as práticas que fazemos na vida, devem levar o nosso corpo para ser um instrumento da graça de Deus onde quer que estejamos.
Que Deus nos santifique inteiramente, tudo aquilo que somos: corpo, alma e espírito; para que estejamos a serviço do bem e da graça!

Deus Seja Louvado!

06 de Outubro 2015


Como Maria e Marta, sejamos ouvintes da Palavra do Senhor
Se você quer mesmo ser um bom discípulo de Jesus, escute-O, tenha tempo para Ele, arrume um tempo para escutar Sua Palavra

Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra”(Lucas 10, 38-39).
Precisamos exaltar, com louvores, as virtudes dessas duas mulheres, amigas do Senhor, que o Evangelho nos apresenta. Marta é a mulher receptiva, a mulher do acolhimento, a mulher que prepara a casa para receber Jesus. Marta é a mulher das ocupações, das tarefas diárias, aquela que cuida de tudo com muito zelo e amor para que Deus seja sempre bem recebido.
Uma coisa muito importante para todos nós: todos temos tarefas, ocupações diárias e, muitas vezes, estamos demasiadamente ocupados e nem damos conta de fazer tudo o que precisávamos fazer. Algumas pessoas chegam no final do dia e dizem: “Tenho tanta coisa para fazer!” Ninguém tem mais tempo para falar com o outro, de dar atenção ao outro, porque estão demasiadamente ocupados com sua rotina diária.

Tem uma coisa que não podemos abrir mão, de forma nenhuma, fazer como Maria fez: estar aos pés do Senhor para escutar a Sua Palavra.
Se você quer mesmo ser um bom discípulo de Jesus, escute-O, tenha tempo para Ele, arrume um tempo para escutar Sua Palavra! Não caia na mediocridade do ‘ativismo’, do excesso de atividades, de ocupações.
Você pode ser um pai, uma mãe de família, ter as obrigações do trabalho e tantas coisas que lhe puxam, mas você pode fazer o seu tempo. Você pode arrumar em suas ocupações diárias um tempo de ouro para estar aos pés do Senhor.
Abra mão de alguma coisa que não seja necessária para você ou, mais ainda, se aquilo é tão necessário – se tem tempo para tomar banho, para comer – e se não tem tempo para isso é porque a sua vida está muito mal. Não podemos dar desculpas para não cuidar da nossa alma e do nosso espírito. O Senhor, que nos deu 24h a cada dia, sete dias por semana, não merece nem um tempo do nosso tempo? Nenhum espaço em nossa agenda o Senhor merece?
A questão não é se o Senhor merece, porque Deus continua sendo Deus independente do tempo que damos a Ele. Mas, a nossa alma, o nosso coração, a nossa vida espiritual, o nosso ser humano precisa, senão ficamos materiais, ou melhor, materialistas demais, porque não cuidamos da nossa alma e do nosso espírito.
Que saibamos priorizar nosso tempo e encontrar tempo para escutar a Palavra de Deus! “Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” (Lucas 10, 42). Que saibamos, a cada dia, também escolher a melhor parte!

Assim Seja!

18 de Setembro 2015

Lc 8,1-3)
No coração de Jesus há amor para todos
 No coração de Jesus tem lugar para cada um de nós; com nossos problemas, com nossas dificuldades, com nossas aflições, com nossos sofrimentos.
Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças” (Lucas 8, 1).
O Evangelho de hoje, traz ao nosso coração, a certeza de que os discípulos de Jesus não são apenas os doze apóstolos que conhecemos pelo nome. Mas, todo aquele e aquela que são tocados pelo Senhor e querem ir atrás do seu Senhor para seguir os Seus caminhos.
Que maravilha, algumas mulheres são, hoje, tratadas e relatadas no próprio Evangelho como discípulas do Senhor até pelo próprio nome. E não eram mulheres simplesmente porque levavam uma vida santa, sem problema, sem dificuldade. De forma nenhuma, os discípulos de Jesus são pessoas tão pecadoras como qualquer um de nós!
Por isso, na escola, no colo, no coração de Jesus tem lugar para cada um de nós; com nossos problemas, com nossas dificuldades, com nossas aflições, com nossos sofrimentos.
Essas mulheres foram tocadas pela graça do Senhor, de algumas delas foram expulsos espíritos maus, diversos espíritos malignos, diversas impurezas e tormentos. Vamos atrás de Jesus, porque precisamos ser tocados por Ele, precisamos que nos liberte de espíritos malignos que nos atormentam nessa vida.
Às vezes, queremos afastar pessoas que têm problemas da presença de Jesus, do Seu seguimento ou de irem atrás d’Ele. Quando, na verdade, todos nós que temos problemas precisamos ir atrás de Jesus.
Precisamos colocar Jesus à nossa frente e olhar os Seus passos, ficar na Sua presença. Porque, a presença de Jesus é cura e libertação para qualquer filho e filha de Deus. Seguir Jesus é ir atrás d’Ele, é servi-Lo com a vida e com o coração.
Por isso, todos nós, hoje, homens e mulheres, Consagrados e Consagradas, somos chamados ao seguimento de Jesus Cristo, pertencente a Família Paulina; com nosso coração e nossa vida. Que nos coloquemos inteiros e inteiras, com o que somos e temos, atrás de Nosso Senhor jesus Cristo.

 17 de Setembro 2015
Jesus, hoje, vai fazer refeição na casa de um fariseu. O fariseu é uma pessoa muito religiosa, é uma pessoa bem convertida, sabe de tudo da Lei, da doutrina, das coisas de Deus. Por isso, o fariseu já está acostumado com tudo que é de Deus, para ele não há mais nenhuma novidade, já conhece tudo das Escrituras. Quando vamos mostrar a eles uma novidade: ‘Olha o que Deus está mostrando aqui!’ É como se ele respondesse: ‘Eu já conheço! Não representa nada para mim! Eu já sei o que é!’.
Sabe, meus irmãos, o espírito farisaico é terrível, porque nos leva à chamada ‘acomodação religiosa, espiritual’ e nos leva a sentirmo-nos pessoas diplomadas na fé, no conhecimento de Deus, diplomadas na espiritualidade. É como se dissessem: ‘Eu já passei por todas as etapas! Já passei por todos os sofrimentos! Já conheço tudo o que é da Bíblia, das Sagradas Escrituras! Já sei tudo que é da Igreja!’. De modo que até a oração, muitas vezes, é fria, acomodada, muito ritualística, porque ele já sabe o que tem para fazer. Nada que vem de Deus vai ser novo, é apenas mais um ritual a ser feito.
Quando Jesus entra na casa deste fariseu é recebido como mais um, mas uma mulher pecadora se aproxima de Jesus e se despeja, se despoja de coração para o seu Senhor; com suas lágrimas, com todo o seu ser. A ela o Senhor diz: “Todos os seus pecados estão perdoados!” (cf. Lucas 7, 48). Por que? Ela mostrou total arrependimento, total fervor para com a presença do Senhor.
Isso chama a atenção para uma realidade de nossos dias: a frieza dos convertidos e o fervor dos pecadores. Quem já se acha convertido, muitas vezes, trata as coisas de Deus com uma frieza sem igual. Vai à Missa porque tem que ir, está ali presente de corpo; é assim mesmo, cumpriram seu preceito e está muito bom.
O pecador, tão necessitado do perdão, da misericórdia de Deus vem com o fervor da alma, do espírito. Até o “amém” do pecador é diferente do “amém” do convertido. O convertido responde ‘amém’ já até sem abrir a boca, o pecador sabe que aquele amém significa a salvação.
Por isso, meus irmãos, Jesus está dizendo: “Quem muito ama, muito se perdoa. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor” (Lucas 7, 47). Ou seja, se já somos muito santos e temos poucos pecados a serem perdoados – ‘Está bem! Obrigado Senhor!’. Quem reconhece as profundezas da sua miséria é sempre necessitado da misericórdia divina e nunca perde o fervor de amar a Deus e de buscá-Lo de todo coração!
Que não caiamos na frieza espiritual dos convertidos, mas que a cada dia o fervor de um pecador necessitado, abrase o nosso coração!
Assim Seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário