quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Senhora Aparecida Padroeira, do Brasil

2017 é o ano que se comemora o Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, que teve sua imagem encontrada no ano de 1717 por pescadores do Rio Paraíba do Sul.
Mãe Negra e solidária de infinito esplendor!
300 anos de devoção a Maria
300 anos de oração com Maria
300 anos de adoração a Jesus
Nestas colinas de Aparecida
Hoje o Brasil celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida, sua Padroeira.
Encontrada sob a forma de imagem negra para pobres pescadores, no ano de 1717, na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo. O local passou lentamente a ser referência de peregrinação. Poucos são os brasileiros que lá nunca estiveram. Esse acontecimento marcou época. A mãe de Deus se apresenta como padroeira dos pobres e negros escravos do Brasil de outrora.
A Maria do Magnificat, que canta a derrubada dos opressores e soerguimento dos pobres (Lc 1, 45-55) é a mesma negra de Aparecida, aquela que devolveu a alegria aos pobres pescadores com uma pesca milagrosa. Aparecida que virou Nossa Senhora Aparecida. Um título de rainha para uma mulher que marcou a humanidade desde sua terra natal, Nazaré. 
A Palavra de Deus, hoje, aponta-nos a figura da rainha Ester, aquela que foi agradável ao rei, que concedeu qualquer pedido que ela “a rainha” fizesse ao seu coração. E ela pediu pela sua vida e a de seu povo. A rainha Ester é o modelo de uma intercessora.

Maria é aquela que, diante do rei, diante do Senhor da Vida, intercede por nós, seu povo. Ela pede em favor da nossa vida, em favor de nossas necessidades. Por isso nos voltemos, hoje, de coração sincero, a devotarmos aquela que é a nossa Rainha, a padroeira do Brasil.
Há algo muito sublime no amor a Nossa Senhora. Primeiro, porque foi Deus quem a amou em primeiro lugar, como filha e depois como aquela que desposou do Espírito Santo. E dessa união do céu e da terra, no ventre de Maria, foi que aconteceu o maior dos milagres e a maior das graças que a terra já concebeu: o nascimento de Cristo Jesus, Nosso Senhor.

Maria foi o templo da grande graça divina. E é neste templo chamado ‘Maria’, é no ventre de Maria, que Deus continua gerando novos homens, uma nova humanidade. Quantas pessoas se convertem, mudam de vida, quantas pessoas são agraciadas pelos méritos, pela intercessão daquela que é medianeira das graças!
Maria, mãe de Deus, Senhora Aparecida, pedimos hoje pelo seu povo, o povo de Deus; os doentes, os aflitos, os necessitados, os desamparados, aqueles que só têm porto seguro no coração de Deus.
 1. Chamar a atenção para a piedade popular em torno à Nossa Senhora Aparecida, chamando a atenção para valores que vão além do devocional. Maria, chamada por nós de Aparecida, veio até nós para nos ensinar que temos que fazer tudo que ele, Jesus, nos disser. Encher nossos vasos de um bom vinho e sair para a luta.
2. Mostrar que as lutas das mulheres de hoje, assim como a de Ester, não podem ser esquecidas. Ester nos mostra que para vencer, precisamos estar solidários, homens e mulheres, na luta comum por dia melhores. Se temos fé, Deus caminha conosco. Isso basta.

Mãe de Deus, Senhora Aparecida, Rogai por nós e pelo Brasil que vive em momento crítico, político e econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário