terça-feira, 6 de setembro de 2016

Setembro, mês da Bíblia


Setembro é conhecido pelo colorido que recebe com a chegada da Primavera, mas para os católicos é também um período especial pois é quando celebra-se a Bíblia. Desde 1971, este mês foi escolhido pelos Bispos do Brasil para reflexões e estudo deste livro que possibilita diversas reflexões e orientações para a vida. A origem desta celebração é decorrente da data de nascimento de São Jerônimo, dia 30 de setembro. Ele que viveu entre os anos 340 e 420 dc, foi sacerdote e responsável pela tradução das bíblias originais em Grego e Hebraico para Latim.
E a Igreja nos convida a celebrar a Bíblia, por ser o fruto da comunicação de Deus, capaz de nos propiciar a compreensão de sua palavra, e fazer dela uma leitura orientada e rezada. É um tempo que motiva os cristãos a lançar-se na aventura da imaginação e reflexão dos textos bíblicos.
Neste contexto, atentar aos sentimentos e emoções pode instigar nossa criatividade. Muito além da humildade de pedir em oração, mas também agradecer pelos cuidados recebidos a cada dia e se colocar como cuidadores as de outras pessoas. Assim, o Mês da Bíblia é uma oportunidade de transcender este período e tornar a Palavra viva no cotidiano das relações.

Como consagrados possamos vivenciar de verdade a Palavra de Deus, e transmiti-la em meio a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário