terça-feira, 10 de abril de 2018

Anunciação do Senhor


Hoje em toda a Igreja celebramos a Solenidade da Anunciação do Senhor.

É festa para o Instituto Nossa Senhora da Anunciação “Anunciatinas”

As “Anunciatinas” são Moças que consagrdas a Deus com a profissão dos conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência. Vivem a cumprem a missão no ambiente familiar, trabalho e estudo.
Procuram moldar a vida no exemplo de Maria de Nazaré, a Virgem da Anunciação, na simplicidade da vida quotidiana, Maria acolheu Jesus para doá-lo ao mundo.

A exemplo de Maria, as Anunciatinas colocam a própria vida ao serviço do Evangelho. Sua missão consiste em “representar Maria hoje diante de todos” (Bem-aventurado Tiago Alberione).

“Vossa paróquia é o mundo… Formar um coração grande, coração Paulino que abrange todas as nações e cada uma das pessoas”.
a festa da Anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria é comemorada desde o  século V, no Oriente e a partir do Século VI, no Ocidente, nove meses antes do Natal. Por este acontecimento, que fez de Maria o primeiro sacrário da Eucaristia, Ela recebeu dos cristãos o título de Nossa Senhora da Anunciação.
Para que a encarnação do Filho de Deus viesse a acontecer, o Pai escolhe uma mulher para tal missão: Maria. Por causa dos méritos de Cristo, Maria é contemplada com A festa da Anunciação.
todas as prerrogativas e graças especiais para o cumprimento da sua missão: gerar e educar o Filho de Deus, quanto a sua humanidade, para que na Sua divindade e humanidade, sendo uma única Pessoa, pudesse nos salvar.
Para tal missão, mesmo Maria sendo cumulada de todas as graças para o cumprimento da sua missão, Deus e a humanidade inteira dependem do “sim” dela; na anunciação, o Anjo Gabriel anuncia-lhe sobre a missão que Deus confia a ela; Maria, com toda a docilidade, dá o seu “sim” para que o Filho de Deus venha. “Eis aqui a escrava do Senhor; faça-se em mim a tua vontade”, diz ela.
É importante percebermos que toda a Trindade concorre para a Encarnação do Filho: O Pai envia; o Filho assume a missão em obediência ao Pai; o Espírito Santo gera o Filho no seio de Maria. Toda esta maravilha é fruto do amor de Deus e da obediência de uma mulher: Maria, nossa Mãe. Nesta solenidade, somos convidados a um profundo reconhecimento da misericórdia de Deus por nós, assumindo nossa humanidade para nossa salvação, fruto da iniciativa do Pai e louvarmos e agradecermos a Nossa Senhora pelo seu “sim”. A maneira maravilhosa de agradecermos ao Todo-poderoso por tamanho amor é respondermos com amor ao chamado d’Ele em nossa vida. Que possamos responder ao Senhor, como Maria: “Eis aqui o (a) servo (a) do Senhor… Faça-se em mim segundo a tua palavra”.









Nenhum comentário:

Postar um comentário