quarta-feira, 17 de agosto de 2016

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA.

“BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE!

Dia dos Consagrados e Consagradas  
21 de agosto de 2016







Com muita alegria, celebramos hoje, a solenidade da Assunção de Nossa Senhora!
É importante não confundirmos assunção com ascensão. A assunção, é de Nossa Senhora, vem no falar, que ela foi levada ao céu, não subiu por si mesma e sim, pelo poder de Deus!  Enquanto que a ascensão, é de Nosso Senhor, vem no falar da sua subida ao céu, Ele sim, sendo o próprio Deus, subiu ao céu pelo seu próprio poder!
A festa de hoje, nos convida a refletir, sobre o sentido da nossa vida, o para “quê” viemos ao mundo e como devemos conduzir a nossa vida. Maria, com o seu testemunho, nos ensina, que só alcançaremos a nossa realização plena, se nos deixarmos conduzir, pela vontade de Deus!  
 Maria foi puro amor e doação, ela se entregou por inteira à serviço do Reino de Deus, abrindo mão de todos os seus projetos pessoais, para viver o projeto de Deus, que tem como fundamento o amor!
 A solenidade deste domingo, nos apresenta Maria como modelo de vida cristã, um modelo a ser seguido por todos nós! Nossa vida, se pautada no exemplo desta grande mulher, com certeza, será uma vida fecunda!

Deus cativou Maria e ela se deixou cativar por Ele, se entregando por inteira à seu serviço!
Assim que recebeu do Anjo, o anuncio de que ela seria a mãe de Jesus, Maria ficou sabendo também da gravidez de sua prima Isabel. Movida pelo o amor ao próximo, ela não hesitou, se pôs a caminho, indo ao auxílio de Isabel, que certamente necessitaria de maiores cuidados devido a sua idade avançada. Com este gesto abnegado de amor e entrega, Maria nos dá um grande exemplo de solidariedade, nos ensinando que o amor é mais do que sentimento, mais do que palavras: o amor é gesto concreto, é decisão de ir ao encontro do outro, de inteirar-se de suas necessidades.

Subindo montanhas, levando Jesus no seu ventre, Maria tornou-se a primeira pessoa a levar Jesus ao outro, ou seja, a primeira discípula de Jesus!
O evangelho de hoje, narra dois encontros marcantes, o encontro de duas mães: Maria e Isabel, uma se alegrando com a alegria da outra, e juntas agradecendo a Deus pelo dom da fecundidade, mostrando-nos que o poder de Deus é infinito!
Neste encontro de mães, acontece também o encontro de duas crianças, que estavam sendo gestadas no ventre destas duas mulheres distintas, um encontro invisível, porém sentido!  No ventre da jovenzinha de Nazaré, crescia Jesus, àquele que seria O Salvador do mundo. E no ventre, antes estéril de Isabel, crescia João Batista, àquele que seria o grande profeta, o precursor que iria preparar o caminho para a entrada de Jesus na história da salvação.
Ao se entregar totalmente à serviço de Deus, Maria participou da história da libertação da humanidade, enfrentando todos os desafios, desde a concepção de Jesus, até a sua morte de cruz! E mesmo com o coração transpassado de dor, Maria manteve-se de pé, aos pés da cruz.

Maria nos ensina que as maravilhas que Deus realiza em nós, é em favor de todos! 
O MAGNIFICAT é um canto de amor e de humildade, em que Maria reconhece o poder, a majestade do Senhor e se submete humildemente à sua vontade, proclamando-se bem-aventurada.
Por isso nesse dia junto com Nossa Senhora, também celebramos o dia dos consagrados e consagradas.
Muito além de um projeto pessoal, a Vida Consagrada é antes uma iniciativa de Deus, a qual é complementada pelo sim de cada homem e mulher escolhidos. Pessoas que deixam tudo, em vista da renúncia de si mesmas, na vivência de votos evangélicos, em exclusivo seguimento de Cristo, a serviço da Igreja na evangelização.

De modo especial, rezemos por nossos consagrados e consagrados dos Institutos Paulino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário