quarta-feira, 9 de março de 2016

No próximo dia 02 de abril a noviça Magna Pires estará professando os votos evangélicos temporários no Instituto Nossa Senhora da Anunciação. A celebração acontecerá na Matriz de Ouro Preto a partir das 19:30h.

Magna é paroquiana e faz parte da Comunidade como Ministra Extraordinária da Comunhão, Apostolado da Oração e do Grupo de Oração. Durante muitos anos participou das atividades pastorais da comunidade, em especial os grupos de jovens, foi cada vez mais se aprofundando na vida da Igreja, e não demorou muito para assumir serviços na catequese e outras atividades.
Conheceu o Instituto de vida secular consagrada, Nossa Senhora da Anunciação, e cada vez mais foi despertando a sua vocação, a vida consagrada em meio ao mundo.

A palavra “vocação” significa “ser chamado”. Deus nos criou e nos chama a cada um de nós para sermos santos, a ser seus filhos adotivos, a servir e amar aos demais, e na última instância, a estar com ele no céu por toda a eternidade. Embora este seja um chamado universal dirigido a cada pessoa, Deus também criou cada pessoa, dotando-as de uma grande quantidade de dons e talentos que têm um enorme potencial para serem exercidos dentro de um estilo de vida particular. As diversas formas de vocação que Deus nos oferece são: a vida religiosa, a vida consagrada secular a ordenação presbiteral, a vida matrimonial e a vida de solteiro.
 Discernimento
O discernimento é um processo de busca ativa para conhecer a vontade de Deus em nossa vida. Se queremos saber algo de alguém, o que fazemos? Em primeiro lugar, lhe perguntamos e logo escutamos sua resposta. Assim também passa com Deus. Em primeiro lugar deves perguntar e logo deves escutar sua resposta. A esta comunicação entre Deus e nós, chamamos de oração.
O discernimento é uma forma ativa e metódica de oração. Também se recomenda dar outros passos: ter um acompanhante espiritual, informar-se sobre as diversas vocações, falar com pessoas que vivem de uma forma alegre e ativa sua vocação, visitar seminários ou comunidades religiosas, comprometer-se no apostolado a serviço dos demais.
A oração é importante para todas as vocações, não só para a vida religiosa consagrada ou para o sacerdócio. Os que se sentem chamados devem falar com Deus e escutá-lo. Quando a oração não é um ponto importante no cultivo de tua vocação, nada funciona. É como se uma criança quisesse se converter em adultos sem escutar os seus pais e nem dialogar com eles. A oração é uma comunicação com Deus e não só um falar com ele. A verdadeira comunicação compreende falar e, o mais importante, escutar. Em uma palavra: a oração é muito importante para cada vocação. Talvez seja a parte mais importante de uma vocação.
Que possamos ser luz na vida das pessoas com o nosso testemunho de vida, com nossas boas atitudes, virtudes, estar penetrados e penetradas em meio social, mas também com profundidade e piedade pelo nosso apostolado paulino. Sejamos piedosas, Mulheres que leva Jesus a outras pessoas num pequeno gesto.  
 Por: Regina G. de Melo Insa





Nenhum comentário:

Postar um comentário