terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Retiro Anual 2016 Ano da Misericórdia
Somos Chamados a ser Igreja da Misericórdia 

Cidade Regina São Paulo, casa das Irmãs Paulinas, exercícios espirituais anual com o tema: A Misericórdia. Pregador: Frei Turra, Franciscano Capuchinho da província Sagrado Coração de Jesus, do Rio Grande do sul.
Jesus sentiu a necessidade de se retirar, para rezar, para meditar e descansar. Ele também fez retiro. Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus Mestre revela a misericórdia de Deus, para conosco. Misericordiosos como o Pai!

O retiro é uma oportunidade para refazer as forças diante de tantas atividades pastorais, profissionais e familiares, com a escuta da Palavra de Deus e também do convívio fraterno entre as Irmãs.
“O ser humano, em especial os dedicados à vida religiosa, necessita de uma parada nas atribuições do dia-a-dia para ampliar esse contato ardente com o Deus. O retiro torna-se este momento no qual paramos para refletir sobre nós mesmos, sobre a nossa condição de vida; para pensar em como estamos vivendo, quais motivações para as tarefas que realizamos e para o modo de vida que temos; como estamos agindo e nos comportando no meio da sociedade. Enfim, uma série de questionamentos que podem ser respondidos por meio do silêncio, da oração e de um aproximar-se mais intenso ao Senhor Deus. a Consagrada sem tempo para Deus vive rasa, vazia, superficial, virtual, parcial e infernal”.

O tema desse ano do retiro é “A Misericórdia”, tomando como base formativa a bula do Papa Francisco “Misericordiae Vultus”, que proclama o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, para o dia 8 de dezembro de 2015. Todo jubileu acontece a cada 25 anos ordinariamente, e o último aconteceu no ano de 2000. Mas de forma extraordinária, o Papa Francisco convocou para esse ano de 2015, o Jubileu da Misericórdia, pois não quis esperar para 2025, segundo o Santo Padre, Deus tem pressa em fazer experimentar de Sua Misericórdia.

Envolvido com as palavras sempre fecundas do Papa Francisco sobre a Misericórdia de Deus, que é maior que todo pecado, e que Cristo é o rosto da Misericórdia do Pai, o Frei Turra, fez uma forte reflexão: “A porta santa que temos é o lado aberto de Cristo”. Com essa frase, levou agente a refletir, quão grande é a Misericórdia de Deus sobre os pecadores, e que todos necessitam contemplar esse mistério de amor.

Só tenho uma palavra a dizer: gratidão as nossas Irmãs Paulinas, que sempre nos acolhe e nos proporcionam esse retiro espiritual anual, na Cidade Paulina. Somos parte da família; por isso estamos enraizadas num mesmo ideal. Viver Jesus, Mestre, Caminho, Verdade e Vida.

Sejamos Misericordiosos como Pai!
Por: Regina Gonçalves Insa

18 a 25 de janeiro 2016 Ano da Misericórdia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário