sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Notícias 17/10/2014

 Por NEWS.VA

 Em 16 de outubro de 36 anos atrás o então arcebispo de Cracóvia, Cardeal Karol Wojtyla, era eleito Sucessor de Pedro tomando para si o nome João Paulo II. Francisco, canonizando seu predecessor, definiu-o “Papa da família”. Foi o que recordou o presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde, Dom Zygmunt Zimowski, que no Sínodo dos Bispos em andamento evidenciou o tema da família como lugar de acolhimento de anciãos e doentes. A propósito, eis o que disse o arcebispo polonês, entrevistado pela Rádio Vaticano: Dom Zygmunt Zimowski:- 

“Hoje celebramos o aniversário da eleição de Karol Wojtyla à Cátedra de Pedro. Esta manhã celebramos a santa missa com um numeroso grupo de sacerdotes e de leigos para agradecer por este grande Pontificado. Durante sua canonização, o Papa Francisco disse que João Paulo II é o ‘Pontífice da família’. Então podemos dizer que este Sínodo prossegue aquilo que João Paulo II fez pela família. O primeiro Sínodo que ele acompanhou como Papa foi justamente sobre a família, ao término do qual publicou a “Familiaris consortio”. 

Na missão, sobretudo diante das grandes transformações do mundo contemporâneo, é importante que a família seja considerada sujeito imprescindível para a evangelização. Todos devemos ser evangelizadores pela família.” RV: Quais são seus votos para este Sínodo dos Bispos, inclusive em vista do próximo? Dom Zygmunt Zimowski:- “Pode-se dizer que este era um petisco das questões das quais falamos e tratamos. Também rezamos pelas famílias. Fazemos votos de que toda família olhando para a Sagrada Família, ou seja, Jesus, Maria e José, seja feliz e alegre como os recém-casados dizem: querer ser sempre fiéis na alegria e na dor, na saúde e na doença. Então, felicitações a todas as famílias, inclusive para aquelas menos felizes.” (RL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário