segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Com a Mãe Aparecida, somos solidários na dor!

A Festa da Padroeira, celebrada anualmente no Santuário Nacional de Aparecida para honrar Nossa Senhora como Rainha e Mãe do povo brasileiro, sempre tem início com a meditação de uma novena. A preparação, nos nove dias que antecedem a grande solenidade do dia 12 de outubro, convida os devotos a meditarem a cada dia um aspecto da pessoa de Maria, tanto de sua personalidade como mulher, quanto sua missão na história da salvação.
A reflexão para este ano propõe maior atenção àqueles que vivem alguma dor e, a partir dos exemplos de dedicação de Nossa Senhora aos que sofreram, quer motivar o devoto a acolher em sua vida também esta prática. Com o tema "Com a Mãe Aparecida, ser solidário na dor", a Novena da Padroeira de 2014 pretende reviver, ao lado de Maria Santíssima, o caminho de dor e morte de Jesus e provocar uma reflexão sobre a realidade de dor que ainda existe na vida do povo mais sofrido.
No primeiro dia da Novena, Maria é relembrada como defensora da dignidade humana. Nos dias que se seguem, a postura de consoladora na dor, de lutadora por justiça e de acolhedora dos excluídos é também meditada. O quinto dia traz a reflexão sobre Nossa Senhora como socorro dos oprimidos e aflitos e no dia seguinte é relembrada como auxiliadora dos promotores da vida.
Os sétimo e oitavo dias da Novena apresentam Maria como modelo de fidelidade a Deus e ao Evangelho e como Mãe compassiva da humanidade. O encerramento da Novena destaca sua vida como via de esperança para o povo.
Cada proposta de reflexão da Novena da Padroeira tem como base as meditações do Santo Terço habitualmente já rezadas pelos devotos. Neste ano são os Mistérios Dolorosos que guiam as celebrações diárias. Nos anos anteriores foram os Mistérios Gozosos e os Mistérios Luminosos que motivaram as orações dos devotos. Este direcionamento baseado nos Mistérios do Terço faz parte da preparação para o Jubileu de 2017, quando serão comemorados os 300 anos do Encontro da Imagem da Mãe Aparecida no Rio Paraíba do Sul.
Sobre a solidariedade àqueles que sofrem na dor, Pe. Domingos Sávio, Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, ressalta como o servir, principalmente nos momentos mais difíceis da vida do outro, aproxima os devotos da Luz que é o próprio Cristo. "A morte e a dor só valerão a pena se forem vividas em função de alguém, se for por mim mesmo, não valerá. Esta dinâmica do egocentrismo que Jesus quis quebrar, esta iluminação tem de servir para nossas vidas", enfatizou Pe. Domingos.
A Novena e em preparação à Festa da Padroeira acontece entre os dias 3 e 11 de outubro, sendo coroada com a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, no dia 12 de outubro.
 Fonte: Santuário Nacional
Foto: Thiago Leon

Ó Virgem Aparecida, padroeira do Brasil, que espalhais inúmeras bênçãos sobre a nossa Pátria, desejosos de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrados aos vossos pés, consagramo-vos nossa mente, nossa vontade e nosso coração para que estejam sempre ao serviço do bem.  Nós vos consagramos, também, ó Senhora Aparecida, as nossas famílias e todo o povo brasileiro.  Livrai-nos da violência, dos desastres, das doenças, do pecado e de todo mal.  Acolhei sob a vossa maternal proteção as nossas famílias, as crianças, os doentes, os velhinhos e os pobres que não têm amparo.  Abençoai o papa, os bispos e presbíteros, nosso pároco e todo vosso povo.  Senhora Aparecida, padroeira querida do Brasil, socorrei-nos em todas as nossas necessidades, fortalecei-nos em nossa fraqueza, caminhai conosco, a fim de que, seguindo os passos de vosso Filho Jesus, possamos um dia louvar-vos e bendizer-vos para sempre no céu. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário